Carregando...

Adolescência e saúde bucal

abril 18, 2013
dsc01203-1200x900.jpg

Pensando no adolescente como um indivíduo diferente, pouco pragmático, com oscilações de humor e muitas vezes solitário, é fato que a criança e o adulto comumente possuem um pediatra e um médico que os atendem e os entendem!

E o adolescente? Talvez precise de um lugar próprio, de um cuidado especial e holístico relacionado às suas íntimas transformações.

Com o objetivo de entender um pouco mais sobre as principais alterações bucais que acometem os adolescentes, a Dra Tatiana Franco e a Dra Marlene Cezini escreveram dois trabalhos.Um deles é um relato de caso clínico e ambos foram apresentados com sucesso no Congresso da Sociedade Brasileira de Periodontologia (SOBRAPE).

Segue abaixo um breve resumo e os trabalhos em PDF.

– Atualmente, é muito comum a presença de recessões gengivais em adolescentes resultantes de uma escovação traumática e de uma deficiente higiene bucal associada ao uso de aparelhos ortodônticos.

– O aparecimento na mucosa oral de ulcerações traumáticas e ulcerações aftosas recorrentes de etiologia não esclarecida são lesões muito frequentes na adolescência e geralmente causam muita dor.

– Além da Doença Cárie, a Gengivite induzida pelo biofilme dental relacionada à uma higiene bucal deficiente e pelo uso de aparelhos ortodônticos é a condição clínica mais comum nesta fase.

– As periodontites agressivas também podem afetar jovens, embora raras, levando à destruição do tecido de suporte dos dentes em curto tempo.

– Algumas alterações sistêmicas presentes com mais frequência na adolescência, também podem levar a um comprometimento periodontal. Assim, pudemos concluir que a saúde periodontal do adolescente geralmente está comprometida, necessitando de cuidados preventivos mais rigorosos e tratamentos coadjuvantes, como a Laserterapia, aos tratamentos convencionais, possibilitando a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes.

 


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix